O novo museu francês Pinault Collection está em Paris. E tudo começou com o trabalho abnegado de François Pinault. Ele é um bilionário que empreendeu com madeira até tornar seu grupo empresarial Kering, num dos líderes mundiais da indústria de luxo. E dessa forma Pinault pôde colecionar desde sempre, obras de todas as gerações de artistas contemporâneos. Dessa maneira sua coleção é formada por obras de artistas do século IX, XX e XXI.

Para conhecer a coleção basta clicar aqui.

PINAULT COLLECTION ESTÁ EM PARIS, NA BOLSA DE COMÉRCIO

O Pinault Collection está em Paris. E ocupa o antigo prédio da Bourse de Commerce (Bolsa do Comércio) próximo ao Louvre. E foi inaugurado em janeiro de 2021. Assim a coleção encontra bastante espaço para exposição. Afinal dizem ser mais de 5000 obras. Logo o prédio recebeu uma reforma para abrigar o museu. E para este desafio o arquiteto Tadao Ando, foi chamado.

Bourse de Commerce – Paris – (Crédito:Panayotis Pavleas, Istoè)

CONHECENDO O PROJETO DO PINAULT COLLECTION

Bourse de Commerce – Pinaul Collection – Louvre ao fundo – Paris.

O projeto de François vai além do novo museu em Paris. Isso porque há o Palazzo Grassi – Punta Della Dogana (Veneza-Itália) e exposições externas. Já no prédio de Paris, o projeto de Tadao Ando foi arrojado. Isto porque reuniu o antigo e o contemporâneo da arquitetura. Um exemplo são as entradas de luz da grande abóbada. E também as adaptações para o bom funcionamento do museu.

 Fotos de Patrick Tourneboeuf/Designboom da reportagem Casa Abril.

Compartilhe