
O Novo Grande Museu Egípcio é vizinho das Pirâmides de Gizé. Igualmente monumental ele guarda a história antiga do Egito dos últimos 7.000 anos. Dessa forma há muito o que ver. Afinal o Grande Museu Egípcio possui mais de 100.000 artefatos. Ao passo que 3.500 pertencem ao famoso Rei Tutancâmon. Logo o novo museu homenageia os monumentos, tesouros e história do Egito antigo.

O Novo Grande Museu Egípcio- o projeto
O projeto do novo Grande Museu Egípcio foi resultado de um concurso internacional de arquitetura. O concurso foi patrocinado pela UNESCO. E o resultado foi a construção de um complexo faraônico. São cerca de 480.000 metros quadrados. Assim sendo o museu está há apenas 2 km das Pirâmides de Gizé.
O museu egípcio está entre as antigas Grandes Pirâmides e a moderna cidade do Cairo. Nesse sentido ocupa uma posição privilegiada. Porém, ele está em construção ainda. Dessa forma será o maior museu arqueológico do mundo. E deve ser parcialmente aberto em 2021.

O complexo do museu quer fornecer a todos os visitantes uma experiência única, divertida, educacional e cultural. Dessa forma vai aproveitar-se do atual fluxo de turistas. São cerca de 2milhões e meio de visitantes ano. Portanto, é um grande número para o atual Museu do Egito, no Cairo. Logo, apesar de ser um belo prédio, é bem menor que o do atual projeto.


Video sobre o projeto do museu
As Pirâmides de Gizé
Gizé é um planalto onde está a chamada Necrópole de Gizé. Uma necrópole é parte de cidades antigas. Estas então são destinadas ao sepultamento dos mortos. Fazem parte da Necrópole de Gizé, portanto, as três grandes pirâmides, a escultura maciça conhecida como a Grande Esfinge, vários cemitérios, e uma vila operária.

Curiosidade
A palavra pirâmide não provém da língua egípcia. Formou-se a partir do grego “pyra” (que quer dizer fogo, luz, símbolo) e “midos” (que significa medidas).