Conheça o maior campo de jogo de bola Maia e conheça detalhes da bola, jogadores e até a regra do jogo.

O maior campo de jogo de bola Maia, da região do Monte Albán, foi descoberto. Este monte fica na região de Oaxaca, antigo território Mixteca, no México. E a notícia acaba sendo um presente. Afinal o Museu Regional de Huajuapan, que celebra seu aniversário de 22 anos com essa descoberta.

mixteca

Quem são os Mixtecas

Os Mixtecas, assim como os Zapotecas, eram povos que viviam no que é hoje o sul do México. E a região em que habitavam é atual Oaxaca.

O maior campo de jogo de bola Maia e sua arqueologia

O jogo de bola é de grande valor cultural e histórico. Soma-se o fato motivo de ser considerado uma herança da era pré-hispânica. E ainda hoje persiste nas comunidades indígenas da Mixteca, bem como em grupos de migrantes assentados em parte dos Estados Unidos e Canadá.

Neste jogo de bola, o movimento da bola representava o caminho dos corpos celestes sagrados: o Sol, a Lua e Vênus. E para seguir esse caminho o jogador deveria bater a bola com os quadris, cotovelos e joelhos, os jogadores passavam de um extremo ao outro. Tudo isso para chegar ao disco de pedra. E este estava localizado no centro da parede. Com certeza era a chave para a obtenção de pontos no jogo.

Aqueles que conseguissem mais pontos ou chegassem primeiro ao disco, levariam o prêmio. E o prêmio concedido ao vencedor do jogo de bola era o apoio e a proteção dos deuses. O que caracterizava então um jogo ritual.

A bola do jogo

Copa Mundial de pelota maya resaltará encuentro de culturas mesoamericanas  – Prensa Libre

A bola do jogo era de látex puro. Isso porque havia seringueiras na região. O jogo também é conhecido pelo nome Pok ta Poc. E qualquer semelhança com o basketball ou a NBA não é coincidência. Afinal, o império Maia e Asteca estendeu-se no que hoje é os Estados Unidos. E, além disso, às trocas entre as pessoas pode ter influenciado a criação do esporte.

O maior campo do jogo de bola Maia

Além do disco na parede havia outro detalhe interessante. É que no campo de jogo de bola Maia as paredes eram inclinadas nas laterais da quadra. Isso era para facilitar o jogo. E ainda mais, as mesmas eram cobertas com uma mistura grossa de limão. Tudo isso para dar-lhes uma superfície polida. O que permitiria a bola deslizar para baixo e de voltava para o piso da quadra.

O maior campo de jogo de bola maia já descoberto – 45 metros

O maior campo de jogo de bola foi descoberto no Monte Alban. Por lá cinco quadras de bola ainda foram construídas. E isso confirma a importância desta atividade na região.

De acordo com pesquisadores, o maior campo de jogo de bola maia foi construído de forma rebaixada. Dessa forma a comunidade poderia ver o jogo ritual de diferentes pontos.

Outros 3 museus mexicanos para conhecer

Assista à apresentação da arqueologia do campo de jogo de bola Maia

Museo Regional de Huajuapan (MUREH)Asociación Cívica y Cultural Antonio de León, A.C

Indio de Nuyoo N.-15