O Museu de Ciências Naturais PUC Minas é espetacular quando o assunto é fóssil. Isso porque há um acervo de grandes dinossauros. E ainda, o mais interessante, é saber que esta foi a fauna que dominou a Terra. E tudo isso ocorreu há cerca de 150 milhões de anos. Foi chamado então de período Mesozóico.

Fósseis em exposição

O museu oferece exposições na área interna e ainda um amplo espaço externo. No espaço externo há o jardim das borboletas com um paisagismo belíssimo. Além disso, o visitante se depara com esculturas de dinossauros. Portanto, é um convite para a garotada fazer aquela selfie e foto.

Jardim das Borboletas no Museu de Ciências Naturais PUC Minas

O jardim de borboletas é o que o nome diz. É ainda um local preparado para que diferentes espécies de borboletas possam conviver. E enquanto isso, o visitante as observa. Ao final funciona como ferramenta de educação ambiental. Isso acontece com a conscientização sobre a importância da preservação da biodiversidade.

As borboletas precisam de néctar das flores. Pensando nisso, o jardim oferece uma seleção de plantas. Pode-se encontrar ágata, pica-pau, bico de papagaio, flor de maio entre outras. Já as plantas hospedeiras das lagartas são o manacá, cássias, jurubeba, maracujá e etc.

Peter Lund e Luzia

Peter Wilhelm Lund nasceu em Copenhagen, Dinamarca, em 1801. Já em 1818 completou seus estudos em letras e medicina. A partir daí se dedicou à zoologia e botânica. Atraído por fim pelo trabalho de outros pesquisadores, ele visitou o Brasil em 1825. Lund chegou a visitar os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.

Peter Wilhelm Lund

Porém, foi em Minas Gerais que ficou famoso por suas pesquisas. Afinal, Lund visitou quase 200 cavernas. Ele ainda identificou 115 espécies de mamíferos. Contudo, foi em Lagoa Santa, que Lund escreveu a história do Pleistoceno Brasileiro. De acordo com a pesquisa, os sítios paleontológicos da região referem-se a partes da megafauna extinta.

Apesar de grandes descobertas há que se destacar Luzia. Afinal ela foi um dos mais antigos registros humanos já encontrados no continente americano.

Para chegar ao Museu de Ciências Naturais PUC Minas

Avenida Dom José Gaspar, 290
Bairro Coração Eucarístico
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil