O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – Maat é uma área criativa de alto impacto para o visitante. É uma instituição internacional dedicada a novos conhecimentos e desafios sobre o presente e a um compromisso responsável com o futuro comum.

Bem-vindos ao Futuro! | Wall Street International Magazine

O MAAT está localizado na zona histórica de Belém, em Lisboa, Portugal. Possui exposições de arte contemporânea que destacamos a seguir (clique aqui). Inaugurado em outubro de 2016, no campus da Fundação EDP, ocupa uma área de 38.000 metros quadrados, que inclui dois grandes prédios:

1. Uma central termoelétrica transformada! Imagine entrar num edifício emblemático da arquitetura industrial de 1908.

2. E ainda o magnífico edifício moderno projetado por famoso escritório de arquitetura.

Ambos os edifícios abrigam exposições e eventos planejados pelo museu e são conectados por um jardim projetado pelo arquiteto paisagista libanês Vladimir Djurovic.

EDP Foundation maat
Estrategizando | O Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia

Com múltiplas camadas de história preservadas em seu patrimônio cultural e artístico o espaço é único. Acima de tudo o o Maat é uma plataforma para reunir pessoas. Assim, suas exposições atuam na articulação do debate, já que proporciona a troca de posições e assim a formulação de conhecimentos.

“imaginamos (com arte), habitamos (com arquitetura) e criamos (com tecnologia) o mundo em que vivemos”.

https://www.maat.pt/pt/museu-de-arte-arquitetura-e-tecnologia

Circuito Central Elétrica

Central Tejo
Central Tejo. © FG + SG – Fotografia de Arquitetura

A Central Tejo é de 1908 e foi uma central termoelétrica que abasteceu toda a região de Lisboa de eletricidade. A sua exposição permanente, designada por Circuito Eléctrico Central, apresenta máquinas originais, em perfeito estado. Durante a visita é contada a história desta antiga fábrica. E ainda como a evolução da eletricidade para as energias renováveis. Espaço científico com vocação industrial, é um dos museus mais visitados em todo o país, em particular pelo público escolar.

A Central Tejo está inserida num edifício que é um exemplar único da arquitetura industrial da primeira metade do século XX em Portugal. O edifício, classificado como bem de interesse público em 1986, possui uma imponente estrutura de ferro revestida a tijolo, e revela nas suas fachadas diversos estilos artísticos, desde a nova arte ao classicismo.

O que ver, exposições e acervo

Lisboa é um dos destinos turísticos dos mais procurados na Europa. A vantagem está em quem vai de TAP. A empresa oferece o stopover. Você pode ir para outra cidade europeia e ficar em Lisboa ou Porto, tanto na ida quanto na volta. Assim você consegue uma forma de fazer turismo e conhecer esse incrível museu que fica às margens do Tejo. Programe-se para exposições e visita ao acervo pelo site https://ext.maat.pt/

https://ext.maat.pt/

Compartilhe