Museu da imigração

O novo Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes;

http://www.inci.org.br/acervodigital/

e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.

O Museu da Imigração pretende compreender e refletir o processo migratório, por meio das memórias das pessoas, seus registros e interações.

Em seu novo projeto museológico, o Museu da Imigração valoriza a identidade original daqueles que fizeram ser São Paulo o que é hoje. É um emaranhado das múltiplas e complexas histórias e origens – onde o público tem contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, as dificuldades com a imigração, a língua, costumes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista.

A Hospedaria de Imigrantes

a Hospedaria de Imigrantes foi a primeira casa em São Paulo para milhares de estrangeiros e brasileiros de outros estados que optaram por morar em São Paulo. Inaugurada em 1887 suas principais funções eram as de acolher e direcionar os imigrantes para novos empregos. Além de moradia, e orientação para empregos, disponibilizava: farmácia, laboratório, hospital, correios, lavanderia, cozinha e atendimento médico e odontológico. Para atender ao grande número de pessoas, foi desenhada uma estrutura rígida com fluxos e horários, com dezenas de funcionários. Foram 91 anos de operação, hospedando cerca de 2,5 milhões de pessoas com mais de 70 nacionalidades, origens e etnias.

fonte: https://museudaimigracao.org.br/sobre-o-mi/historia

Quer encontrar parentes?

Imagem E-book

Se você deseja encontrar parentes que porventura tenham estado na Hospedaria de Imigrantes basta baixar o e-book.

Infraestrutura e turismo

Um dos grandes trunfos do Museu da Imigração é sua infraestrutura para receber o visitante. Há uma loja de souvenires muito pitoresca no mix de produtos. Há cantina, auditório e ainda a possibilidade de tirar fotos de época. As instalações das exposições permanentes são impecáveis e você se transporta para aquela época com facilidade.

retratos de época
loja do museu
MUSEU DA IMIGRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo – SP

Compartilhe