
Visitar um museu da espionagem é mergulhar em segredos e enigmas. Afinal, a espionagem acompanhou antigos reinos e continua acompanhando ditaduras e democracias ao redor do globo. Aqui você vai conhecer os museus da espionagem Deutsche Spionage Museum, Spy Museum e o Crypto Museum.
Espiões na história
Se você assiste a filmes e séries de espionagem, história e guerra provavelmente já deve ter ouvido falar em Morten Storm, Dmitiri Bystrolyotov, Mata Hari, Sir Francis Walsingham, James Lafayette, Mosab Yousef, Gonen ben Itzhak. E até mesmo Edward Snowden do caso de vazamento de dados wiki leaks. A história de espionagem de alguns deles estão expostas tanto no Deutsche Spionage Museum e no Spy Museum.

Museu da Espionagem de Berlim
O Museu Alemão da Espionagem é diferente de tudo o que você está pensando. Primeiro porque oferece cinco experiências que te fazem virar um verdadeiro espião. E finalmente porque ele fica na praça Leipziger Platz. A praça é um ponto histórico já que ali esteve o Muro de Berlim. Ele dividiu a capital durante a guerra fria.
Museu Alemão da Espionagem oferece desafios para você virar o espião
O Museu Alemão da Espionagem reúne uma coleção única de objetos da história da espionagem. O foco está na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Fria. Porém, há uma grande coleção de adereços de filmes de James Bond.

Guarda-chuva búlgaro O “guarda-chuva búlgaro” – uma teoria espetacular do assassinato posta à prova. Em 7 de setembro de 1978, o dissidente búlgaro Georgi Markov foi vítima de um ataque envenenado em Londres. Pouco antes de sua morte, Markov disse ao médico assistente que havia sido envenenado pela KGB e mencionou um homem com um guarda-chuva.
SPY MUSEUM – Localização
German Spy Museum / alemão Spy Museum Berlim Leipziger Platz 9 , 10117 Berlin Telefone: 030 398 200 451
Museu da Espionagem de Washington – SPY MUSEUM
O Museu do Espião (Spy Museum) é um dos destinos privados mais populares da capital dos Estados Unidos (Washingtom DC), desde sua inauguração em 2002.


Exposição de Curiosidades no museu da espionagem
Em exposição está o icônico Aston Martin DB5. O carro apareceu no filme “Goldfinger” do 007 James Bond de 1964. Há também um drone de vigilância Amber dos anos 1980, o precursor do Predator.

Os itens expostos são muito curiosos. Um exemplo é o submarino britânico de um homem só, da Segunda Guerra Mundial.
E ainda há um pedaço do túnel que penetrou em Berlim Oriental. Na década de 1950, a CIA e MI6, agências de espionagem americana e inglesa, usaram o túnel para interceptar as comunicações soviéticas.

Há outros dispositivos muito interessantes como:
- uma mulher grávida disfarçada da CIA,
- uma agulha de suicídio escondida em uma moeda de um dólar de prata,
- máquinas de criptografia históricas, incluindo a Enigma. A máquina alemã da segunda guerra mundial utilizou tecnologia secreta para a espionagem durante décadas.

SPY MUSEUM – Localização
700 L’Enfant Plaza, SW Washington DC 20024202.393.7798info@spymuseum.org
O Museu da Espionagem virtual – CRYPTO MUSEUM
É um museu virtual na Holanda, que só pode ser visitado na internet. No entanto, possuem um acervo físico. O museu organiza exposições, eventos e palestras, regularmente.
A principal atividade é reunir equipamentos e assim construir a história da criptografia e da espionagem.
