Visitar um museu da espionagem é mergulhar em segredos e enigmas. Afinal, a espionagem acompanhou antigos reinos e continua acompanhando ditaduras e democracias ao redor do globo. Aqui você vai conhecer os museus da espionagem Deutsche Spionage Museum, Spy Museum e o Crypto Museum.

Espiões na história

Se você assiste a filmes e séries de espionagem, história e guerra provavelmente já deve ter ouvido falar em Morten StormDmitiri BystrolyotovMata HariSir Francis Walsingham, James LafayetteMosab YousefGonen ben Itzhak. E até mesmo Edward Snowden do caso de vazamento de dados wiki leaks. A história de espionagem de alguns deles estão expostas tanto no Deutsche Spionage Museum e no Spy Museum.

Sapato com transmissor de 1960 – SPY MUSEUM. Muito utilizado no passado, para espionar embaixadas e embaixadores.

Museu da Espionagem de Berlim

O Museu Alemão da Espionagem é diferente de tudo o que você está pensando. Primeiro porque oferece cinco experiências que te fazem virar um verdadeiro espião. E finalmente porque ele fica na praça Leipziger Platz. A praça é um ponto histórico já que ali esteve o Muro de Berlim. Ele dividiu a capital durante a guerra fria.

O Museu Alemão da Espionagem reúne uma coleção única de objetos da história da espionagem. O foco está na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Fria. Porém, há uma grande coleção de adereços de filmes de James Bond. 

Guarda-chuva búlgaro O “guarda-chuva búlgaro” – uma teoria espetacular do assassinato posta à prova.  Em 7 de setembro de 1978, o dissidente búlgaro Georgi Markov foi vítima de um ataque envenenado em Londres.  Pouco antes de sua morte, Markov disse ao médico assistente que havia sido envenenado pela KGB e mencionou um homem com um guarda-chuva.

SPY MUSEUM – Localização

German Spy Museum / alemão Spy Museum Berlim Leipziger Platz 9 , 10117 Berlin Telefone: 030 398 200 451


Museu da Espionagem de Washington – SPY MUSEUM

O Museu do Espião (Spy Museum) é um dos destinos privados mais populares da capital dos Estados Unidos (Washingtom DC), desde sua inauguração em 2002.

Detalhe de exposição do SPY MUSEUM
Resultado de imagem para spymuseum
Prédio do SPYMUSEUM

Exposição de Curiosidades no museu da espionagem

Em exposição está o icônico Aston Martin DB5. O carro apareceu no filme “Goldfinger” do 007 James Bond de 1964. Há também um drone de vigilância Amber dos anos 1980, o precursor do Predator.

Aston Martin DB5 do thriller do 007 James Bond de 1964, “Goldfinger” – SPY MUSEUM

Os itens expostos são muito curiosos. Um exemplo é o submarino britânico de um homem só, da Segunda Guerra Mundial.

Resultado de imagem para tunnel spy museum

E ainda há um pedaço do túnel que penetrou em Berlim Oriental. Na década de 1950, a CIA e MI6, agências de espionagem americana e inglesa, usaram o túnel para interceptar as comunicações soviéticas.

Exposição de Espionagem e contraespionagem – SPY MUSEUM

Há outros dispositivos muito interessantes como:

  • uma mulher grávida disfarçada da CIA,
  • uma agulha de suicídio escondida em uma moeda de um dólar de prata,
  • máquinas de criptografia históricas, incluindo a Enigma. A máquina alemã da segunda guerra mundial utilizou tecnologia secreta para a espionagem durante décadas.
Resultado de imagem para enigma spy museum
máquina Enigma utilizava um curioso dispositivo cilíndrico para cifrar mensagens

SPY MUSEUM – Localização

700 L’Enfant Plaza, SW Washington DC 20024202.393.7798info@spymuseum.org


O Museu da Espionagem virtual – CRYPTO MUSEUM

É um museu virtual na Holanda, que só pode ser visitado na internet. No entanto, possuem um acervo físico. O museu organiza exposições, eventos e palestras, regularmente.

A principal atividade é reunir equipamentos e assim construir a história da criptografia e da espionagem.

Imagem artística de uma máquina comercial Enigma por Mark Kohn (2013)
Compartilhe