A casa do carnaval é todo o Brasil. Porém, quando o assunto é Bahia a casa do carnaval ganha sons e cores locais. Afinal todo mundo sabe já ouviu músicas de artistas como Timbalada, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Sílvio Caldas, Olodum, Sarajane, Moraes Moreira, Daniela Mercury, Banda Mel, Netinho e tantos outros. E o lugar que reúne essa memória é a Casa do Carnaval em Salvador, Bahia.

Coleção de fantasias do carnaval bahiano – fonte: https://www.salvadordabahia.com/experiencias/casa-do-carnaval/

A Casa do Carnaval tem só 3 anos mas já está ficando famosa. Afinal gente famosa já passou por lá como Marisa Ortis e Fátima Bernardes. E para completar um prédio antigo do Pelourinho, com uma bela vista para a Bahia de Todos os Santos, é o cenário da Casa do Carnaval. E para chegar lá basta ver uns bonecões coloridos no passeio. Se você viu é porque chegou, e então só entrar na folia.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Fátima Bernardes frente aos bonecões da Casa do Carnaval


O ambiente é recheado de roupas e instrumentos dos diversos grupos e artistas de Salvador. O espaço conta ainda com ambientes para muita troca cultural e atividades educacionais. Afinal Bahia em matéria de folia é referência.

A origem do carnaval

O Carnaval começou a ser comemorado há séculos na Europa. Sua origem é a de uma festa pagã. Logo a forma de se festejar contrariava os preceitos propagados pela religião. Ainda sobre a palavra Carnaval ela teria origem do latim carne levare ou “para retirar a carne”. Esse significado tem relação ao período de Quaresma. É dessa forma quando os católicos abrem mão de algumas práticas. E entre elas o consumo de comidas, bebidas e de parte de prazeres tidos como mundanos.

Desse modo, antes da Quarta-feira de Cinzas, alguns católicos realizavam festas. E assim aproveitavam para comer bastante carne e beber. Assim, sabiam que a partir da Quarta-feira de Cinzas tudo isso seria proibido portanto.

Ainda sobre a história do Carnaval, a origem pode estar relacionada a festas de origem greco-romana. Festas dedicadas ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos), por exemplo.

fonte: adaptado de https://brasilescola.uol.com.br/carnaval

Casa do Carnaval – Localização

Praça Ramos de Queirós, s/n – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-055
https://www.facebook.com/Casa-do-Carnaval-da-Bahia-562564460781128/

(71) 3324-6760

@casadocarnavaldabahia

casadocarnavaldabahia@salvador.ba.gov.br

Compartilhe