O Café e Aulas Incríveis é um e-book diferente. O Brasil é tido como o maior produtor mundial do grão. Se o café é pop sua aula também pode ser. Aqui você vai encontrar conteúdo variado sobre Café para inspirar aulas incríveis. Um bom tema para o Enem também.

O café pode ser tema para matemática, física, história, química, geografia, língua portuguesa e artes. E o mais interessante é que você pode aplicar para educação infantil, ensino fundamental e médio. Aproveite o material educativo que selecionamos para você.

Museu do Casa Guilherme Almeida – São Paulo

Resultado de imagem para casa guilherme de almeida

O museu Casa Guilherme de Almeida possui um acervo incrível. Isto porque o escritor e poeta foi amigo de grandes artistas do modernismo. Assim grande parte das obras foram oferecidas a ele. Os principais artistas do modernismo brasileiro, que doaram foram Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.

Material educativo que refere-se à oficina “Café”, cujo objetivo é a produção, pelos participantes, de poemas inspirados na letra da canção “Cafezinho” –, de autoria de Guilherme de Almeida. Utilizando materiais de apoio (grãos de café e música), é feita uma sensibilização dos participantes, para facilitar um levantamento de palavras e ideias correlatas a essa temática a serem utilizadas na produção de um poema sobre o café.

fonte: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/educativo/material-de-apoio-aos-professores.php
Início » Blog » Café e Aulas Incríveis

Material educativo – Café (.pdf) – baixar aqui!

Material educativo do Museu do Café – Santos São Paulo

Resultado de imagem para museu do café

O Museu do Café é um dos mais emblemáticos que conhecemos. Seu palacete e sua história como Bolsa do Café são muito curiosos. Isto porque ali aconteceu muito da história e da economia brasileira. E você ainda pode aproveitar na saída, para andar de bondinho pelo centro histórico de Santos. Uma viagem no tempo completa.

Quero conhecer o Museu do Café!

BAIXE AQUI A APOSTILA “LENDA DO CAFÉ”

Jogos

Contação de Histórias, Café e Aulas Incríveis

OS VÍDEOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO YOUTUBE

Oficinas Museu do Café

Visitas ON-LINE no Museu do Café

Pintando com Café

O café é algo que todo mundo tem em casa certo? E se você sugerir o café como material didático para aula de artes ou mesmo ilustração de trabalhos? Mas atenção se for pedir água quente para a criançada certo!

Veja o que o artista Dirceu Veiga conseguiu produzir.

Ele conversou com vários baristas para saber mais sobre tipos de café. E assim realizou diversos testes até chegar ao estágio atual de seu trabalho. Dessa forma a moagem e tipo de café influenciam nos degrades e tons.

Para encomendar ou tirar dúvidas, entre em contato pelo email: veiga.dirceu@gmail.com

No video a seguir a Renata Celi mostra como se faz.

assista ao video aqui

Início » Blog » Café e Aulas Incríveis

Por que o café foi parar na pintura?

Cândido Portinari foi o “pintor do café”. O artista plástico brasileiro é um dos principais nomes do modernismo. Uma proposta é analisar a pintura indagando porquê o pintor escolheu o tema, a época e os costumes.

A premiada tela “Café” (1935), que projetou Portinari para o mundo (Foto: Projeto Portinari/Divulgação)
Início » Blog » Café e Aulas Incríveis

Por que o café foi parar na bandeira?

Uma oportunidade é perguntar aos alunos “Por quê o café foi parar na bandeira? As terras brasileiras já tiveram 13 bandeiras [1]. E uma delas foi a do império de 1822 a 1889.

Produção do Café

Uma excelente jornada é apresentar a produção do café. Os alunos podem fazer um belo desenho ou apresentação sobre o tema. Podem ainda dizer das regiões que cultivam o café.

Baixe o Infográfico aqui

Preparos do Café

O café possui diversas maneiras de preparo. Provavelmente os avós preparam de um jeito, os pais de outro a por aí vai. E se os alunos fossem orientados a descrever como o café é feito em suas casas, nas casas de parentes. Depois disso saber, quando tomam – manhã, encontros familiares, etc. Assim se poderia promover um grande painel cultural sobre o assunto?

fonte: https://www.mexidodeideias.com.br/receitas/infografico-do-cafe-metodos-de-preparo/

Infográfico preparo do café – baixe aqui!

Materiais Educativos de Museus para turbinar suas aulas

e-book gratuito

Informativo aos professores

Esperamos que esse e-book tenha sido útil. Visite nosso site e compartilhe com colegas!

www.maniamuseu.com.br

Nossas postagens não apresentam conteúdo impróprio para menores. Ex: museu do sexo.

Estimule o uso do Mania Museu com seus alunos! Um dia esperamos tomar um cafezinho com você.