O Butantan também é museu. E são quatro museus ao mesmo tempo. Afinal nem só de vacinas para a pandemia de covid-19 e “Bum Bum Tam Tam” vive o instituto. Além do fato de ser o maior produtor nacional de vacinas o Butantan tem este segredo. Atualmente o visitante consegue ver três dos quatro museus no mesmo lugar. E ainda pode visitar o macacário, serpentário e o repitiliário. Além disso, tem o parque com uma bela área verde. O quarto museu é o Emilío Ribas, que fica em outro endereço.

Butantan também é museu, só que 4 museus!

O Museu Biológico é o primeiro museu do Instituto Butantan segundo a história. Atualmente está localizado em um edifício histórico, na antiga cocheira de imunização construída na década de 1920. Há uma exposição zoológica viva e permanente. Serpentes, aranhas e escorpiões podem ser vistos em recintos que recriam seu habitat natural.

No Museu de Microbiologia a curiosidade é intensa. Isso porque os equipamentos e estações revelam detalhes de microorganismos e vírus. Afinal ali é lugar de estimular a curiosidade científica nos jovens.

O Museu Histórico é um espaço onde se fez história da ciência. Isso porque Vital Brazil desenvolveu ali, suas primeiras pesquisas, experimentos e produção de soros.

Museu Emílio Ribas leva o nome do grande médico sanitarista. Afinal foi ele, com outros grandes nomes, que tratou de lutar contra pandemias como tuberculose e peste bubônica. O museu é, portanto, especializado em história da saúde pública. Está instalado num edifício construído em 1893. Bom verificar se obras acabaram.

Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro,
 São Paulo – SP

(11) 2627-3880

Butantan tá on

Não é de hoje que o Butantan tá on. Isso porque o instituto tem história na cultura. Não apenas teve o seriado Buuu gravado por lá, quanto o funk Vacina Butantan,”Bum Bum Tam Tam” do MC Fioti.

Seriado infantil Buuu anteriormente gravado no Instituto Butantan
Clip musical Vacina Butantan do “Bum Bum Tam Tam” de MC Fioti, afinal o instituto é cultura

Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã, São Paulo – SP, 05503-900

 0800 701 2850

 sac@butantan.gov.br

Compartilhe