museu antigo

Museu Nacional de Belas Artes – MnBA é excepcional na tarefa de nos lembrar da beleza da arte. Pois é um acervo de tirar o fôlego.

O Acervo do MNBA

O acervo do MnBA possui raridades nacionais e estrangeiras. As coleções estão divididas em 11 temas que apresentamos a seguir. Os temas estão expostos em um magnífico prédio de arquitetura eclética. O Museu Nacional de Belas Artes está situado no Rio de Janeiro, Brasil.

hall das esculturas

O acervo do museu começou com doações de Dom João VI. As obras de arte foram trazidas inicialmente em 1808. E a partir daí outras foram agregadas ao acervo Nacional da Escola. Dessa forma o MNBA reuniu aproximadamente 15.000 obras entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras de artistas brasileiros e estrangeiros. E ainda conta com um acervo de artes decorativas, móveis, arte popular e uma variedade de obras de arte africanas. Assim o visitante pode se programar para mais de um dia de visitação, tranquilamente. Afinal, beleza é o que não falta para ser admirada.

Vitória da Samotrácia

A história nos conta que a escultura “Vitória de Samotrácia” original, em mármore, foi encontrada por Charles Champoiseau, arqueólogo e cônsul francês, em uma colina na Ilha de Samotrácia(Grécia) no ano de 1863. Hoje ela se encontra no Museu do Louvre, Paris, França. Já a escultura destaque do MNBA, uma cópia, foi uma encomenda do museu – fruto de uma concessão especial do governo francês ao governo brasileiro.

menu colecoes autorretrato top
auto retrato Tarsila do Amaral

Coleções do MnBA

Home - MnBA - Museu Nacional de Belas Artes

Acesso virtual

O acesso virtual garante que você veja mais de 500 obras, em alta resolução. E ainda você pode passear pelas galerias do museu por meio do Google Arts & Culture.

Como conhecer o MNBA

Público de 18 museus brasileiros ultrapassa 7,5 milhões - Jornal O Globo
Prédio do MNBA

Para conhecer o MNBA sugerimos visitar seus canais de contato e verifcar a agenda disponível.

Museu Nacional de Belas Artes: Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia.
Tel:  (21) 3299-0600
Facebook:  www.facebook.com/MNBARio